This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Nossa Senhora Aparecida vira filme nacional

     No dia 17 de Dezembro deste ano estréia nos cinemas brasileiros o filme: Aparecida - O milagre. Que conta uma história de devoção à Nossa Senhora Aparecida. Dirigido po Tisuka Yamasaki e produzido por Gláucia Camargos, toda a trama acontece no Vale do Paraíba, região do Estado de São Paulo a onde se localiza  a Basílica Nacional de Aparecida, o maior Santuário Mariano do mundo.
     Grandes nomes do nosso cinema como Murilo Rosa, Bete Mendes, Maria Fernanda Cândido, Jonatas Faro, Rodrigo Veronese e Leona cavalli fazem parte do elenco dessa produção cinematográfica.
     Segundo o Santuário Nacional, a obra, apesar de possuir um tema religioso, não foi tratada de forma piedosa, por isso, o filme "Apareceida - O milagre" não é mais um filme religioso, mas sim uma obra que retrata essa temática de forma provocadora e atual, com arte, beleza e saudável emoção.

A história:
     O roteiro mostra a história de um menino pobre que se torna um empresário bem-sucedido de São José dos Campos (SP). Após um grave acidente com o filho, com quem ele mantém uma relação difícil em decorrência do rapaz querer ser ator e não seguir sua carreira, o empresário busca suas origens. Em suas lembranças junto à mãe, que vive em Aparecida (SP) e é devota de Nossa Senhora Aparecida, o protagonista faz um resgate de esperança e fé. Além disso também é retratada a história oficial de Nossa Senhora Aparecida, quando sua imagem foi encontrada em um rio na região de Aparecida (SP) no século XVIII por pescadores.

Assista ao trailer do filme:




    Lembrando que Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial do País em 16 de Julho de 1930, por meio de um decreto do Papa Pio XI. E que em 4 de Julho de 1980, o Papa João Paulo II, em sua histórica visita à nação brasileira, consagrou a Basília de Nossa Senhora Aparecida, monumento construído com o carinho e a devoção do povo brasileiro, numa celebração Eucarística solene, revigorando a devoção à Santa Mãe de Deus.

Dia mundial do combate a AIDS


Nesta Quarta-feira dia 01 de Dezembro foi o dia mundial do combate a AIDS.
Mas você sabe o que é a AIDS? Sabe qual a atuação da Igreja nessa luta?
Então preste atenção nesse texto introdutório sobre a doença e em seguida a uma notícia sobre a Igreja na luta contra a AIDS, retirada do site catolicanet.

     A AIDS é uma sigla para Acquired Immune Deficiency Syndrome (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), ela é uma DST, ou seja, uma doença sexualmente transmissível que se alastrou pelo mundo, principalmente na década de 80. Ela se manifesta após a infecção do organismo humano pelo vírus da imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV, esta sigla também é proveniente do inglês - Human Immunodeficiency Virus. São siglas e palavras um pouco complicadas, mas vamos detalhar para você:

  • Síndrome
Grupo de sinais e sintomas que, quando detectados em grupo numa pessoas, caracterizam uma doença.
  •  Imunodeficiência
Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, como: vírus, bactérias, protozoários etc.
  • Adquirida
Não é causada espontaneamente, mas por um fator externo, no caso a infecção pelo Vírus HIV.

 O HIV destrói as células responsáveis pela defesa do nosso organismo, tornando a pessoa infectada vulnerável a outras doenças oportunistas, que são chamadas assim por surgirem em momentos que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.


     Do total de pessoas infectadas no mundo com o HIV/AIDS, aproximadamente 25% é atendida por alguma instituição da Igreja Católica, o que a converte na instituição mais importante em nível mundial neste tema. Esta porcentagem aumenta no caso da África, onde a Igreja cuida de quase 50% dos afetados por este flagelo.
     Em entrevista concedida à plataforma multimídia da organização "Ajuda à Igreja que sofre", o padre Michael Czerny, fundador da Rede Jesuíta para luta contra a AIDS na África, destaca que em alguns lugares afastados das grandes cidades, a quantidade de pessoas que sofrem esta enfermidade e que são atendidas pela igreja chega incluisive a 100%. "Com frequência os únicos serviços para lutar com a AIDS em áreas remotas são as clínicas da Igreja", acrescenta o sacerdote jesuita.
    O religioso ressalta em seguida que "a Igreja no mundo é a entidade que mais cuida de doentes de HIV, dos que padecem com a AIDS e cuida além do mais dos que são afetados por este flagelo, ou seja, as viúvas, os orfãos e demais pessoas que tem que lutar com este problema".
     "Dado que o HIV e a AIDS não são somente uma infecção ou doença, mas também um problema pessoal, familiar, social e espiritual, o que a igreja pode fazer e o que efetivamente faz, é acolher as pessoas de maneira integral, considerando sua dimensão psicológica e espiritual, e não só no nível médico", explica o sacerdote.

Dom Fernando Saburido é cidadão recifense

    O nosso querido arcebispo de Olinda e Recife Dom Antônio Fernando Saburido, recebeu na tarde de Quarta-feira (01/12) o título de Cidadão Recifense. A homenagem aconteceu na câmara municipal do Recife e contou com a participação de parentes, amigos, políticos e religiosos.
   A proposta dessa homenagem foi apresentada em 2009 pelo vereador Josenildo Sinésio (PT) e posteriormente aprovada por unanimidade pelos demais.
  Dom Fernando Saburido com seus 63 anos de vida, é natural de Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife. Durante o discurso ele relembrou a primeira vez que conheceu a capital com 10 anos e disse também ter ficado apaixonado por ela na primeira vez que a viu.
    Em uma entrevista a Globo Nordeste, disse as seguintes palavras:

   "Fico emocionado e contente com a gentileza da câmara. Mas já me sentia cidadão recifense desde pequeno. Mas aproveito o momento para renovar meu propósito de atender a todos, principalmente os mais necessitados."

   Vale lembrar que durante a homenagem também foi entregue ao arcebispo uma placa em homenagem ao centenário da Arquidiocese de Olinda e Recife.

 Voce pode conferir a biografia de Dom Fernando Saburido clicando na foto dele no menú a direita.